Programa completo: aqui
Full Programme : here
Book of Abstracts : here
Dia 2 de Fevereiro:
8:30-9:00 –Receção de participantes e registo Hall da reitoria
9:00-9:30 –Sessão de Boas-vindas Sala de Atos
9:30 – 10:30 Sessões científicas paralelas
Eixo temático 1 – Inclusão e equidade na educação – conquistas e desafios na formação de educadores, professores e outros profissionais
Eixo temático 3 – Inclusão e equidade na educação – conquistas e desafios para as escolas e suas lideranças
Eixo temático 5 – Inclusão e equidade na educação – conquistas e desafios para a prática pedagógica
10:30-11:00 – Coffee-break Hall Reitoria
11:00-13:00 – Sessão plenária 1 – Mesa Redonda Sala de Atos
Coordenação: Ana Isabel Andrade, CIDTFF, Departamento de Educação e Psicologia, UA
António Neto Mendes, Políticas Educativas e Educação para todos – CIDTFF, Departamento de Educação e Psicologia, UA
Ariana Cosme, Intervenção pedagógica em territórios socialmente vulneráveis, CIIE, Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação, Universidade do Porto
Filomena Martins, Formação de professores para a diversidade cultural e linguística – CIDTFF, Departamento de Educação e Psicologia, UA
Pedro Frazão, Desafios e conquistas da inclusão de crianças/jovens de diferentes culturas – Diretor do Agrupamento de Escola E.B. 2,3 Marquesa de Alorna de Lisboa
13:00-14:30 Almoço Livre
14:30-15:30 Sessões científicas paralelas
Eixo temático 1 – Inclusão e equidade na educação – conquistas e desafios na formação de educadores, professores e outros profissionais
Eixos temáticos 4 e 3 – Inclusão e equidade na educação – conquistas e desafios na relação escola-família-comunidade; conquistas e desafios para as escolas e suas lideranças
Eixo temático 5 – Inclusão e equidade na educação – conquistas e desafios para a prática pedagógica
16:00-17:30 Sessão plenária 2: Keynote Speech Sala de Atos
Moderador: Gabriela Portugal
Desenvolvimento profissional em Intervenção Precoce na Infância: A arte de transformar profissionais para o desempenho de práticas eficazes na capacitação das crianças e famílias, Ana Maria Serrano – CIEd, Instituto de Educação, Universdade do Minho)
Dia 3 de Fevereiro:
9:30-10:30 Sessões científicas paralelas
Eixo temático 1 – Inclusão e equidade na educação – conquistas e desafios na formação de educadores, professores e outros profissionais
Eixos temáticos 2 e 6 – Inclusão e equidade nas políticas educativas; conquistas e desafios ao nível do currículo, programas e processos de avaliação
Eixo temático 5 – Inclusão e equidade na educação – conquistas e desafios para a prática pedagógica
11:00-13:00 Sessão plenária 3 – Mesa Redonda Sala de Atos
Coordenação: Paula Santos, CIDTFF, Departamento de Educação e Psicologia, UA
Ana Maria Benard da Costa, Apresentação de livro Percurso(s) até à Educação Inclusiva – Instituição?
Helena Libório, Educação Inclusiva no AE Esgueira – Diretora do Agrupamento de Escolas de Esgueira, Aveiro
Teresa Leite, Apoio à inclusão de alunos com necessidades especiais – CIED, Instituto Politécnico de Lisboa, Escola Superior de Educação
Susana Santos Dominguez, Formação para a inclusão de crianças com necessidades especiais, em Espanha – Universidade Alcalá, Madrid
14:30 – 15:30 Sessões científicas paralelas
Eixo temático 1 – Inclusão e equidade na educação – conquistas e desafios na formação de educadores, professores e outros profissionais
Eixos temáticos 1 e 3 – Inclusão e equidade na educação – conquistas e desafios na formação de educadores, professores e outros profissionais; conquistas e desafios para as escolas e suas lideranças
Eixos temáticos 5 e 6 – Inclusão e equidade na educação – conquistas e desafios para a prática pedagógica; conquistas e desafios ao nível do currículo, programas e processos de avaliação
16:00-17:30 Sessão plenária 4: Keynote Speech Sala de Atos
O papel da Aprendizagem Profissional Docente no desenvolvimento de Ambientes Educativos Inclusivos”
Moderadora: Paula Santos
David António Rodrigues – Conselheiro do Conselho Nacional de Educação
17:30 – Sala de Atos Sessão de encerramento
A I Conferência Internacional sobre Formação Contínua de Professores (ICTCE 2023) está acreditada pelo Conselho Científico e Pedagógico da Formação Continua, com 14 horas, para efeitos de progressão na carreira para Educadores de Infância e Professores dos Ensinos Básico e Secundário.
————————————————– EN ————————————————–
Programme
Day 2 February:
Morning:
Plenary Session 1: Round Table
Coordination: Ana Isabel Andrade, CIDTFF, Departamento de Educação e Psicologia, UA
António Neto Mendes – Educational Policies and Education for All
Ariana Cosme – Pedagogical intervention in socially vulnerable territories
Filomena Martins – Teacher training for cultural and linguistic diversity
Pedro Frazão – Director of the School Grouping EB 2,3 Marquesa de Alorna of Lisbon (challenges and achievements of the inclusion of children/youth from different cultures)
Afternoon
Parallel scientific sessions
Plenary Session 2: Keynote speech
Doctor Ana Maria Silva Pereira Henriques Serrano
Day 3 February:
Morning
Plenary Session 3: Round Table
Coordination: Paula Santos
Ana Maria Benard da Costa (Presentation of a book about the path(s) towards Inclusive Education)
Helena Libório, Director of the Esgueira School Grouping (Inclusive Education in Esgueira AE)
Teresa Leite (support for the inclusion of students with special needs)
Susana Santos Dominguez (Univ. Alcalá, Madrid) (Training for the inclusion of children with special needs, in Spain)
Afternoon
Parallel scientific sessions
Plenary Session 4: Keynote speech
Doctor David António Rodrigues
The 1st International Conference on Continuing Teacher Education (ICTCE 2023) is accredited by the Scientific and Pedagogical Council for Continuing Education, with 14 hours, for the purposes of career progression for Early Childhood Educators and Primary and Secondary School Teachers.